Considerado pela UNESCO Património Natural Mundial e Reserva da Biosfera, o Pantanal apresenta uma vasta variedade de ecossistemas que proporcionam condições ideais para as mais diversas espécies de animais que aqui habitam.
Entre várias aves, a Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é a que mais se destaca pelo seu porte e cor exuberante e também por ser a ave-símbolo da Pousada Araras. Porém, esta espécie encontra-se nas listas de espécies ameaçadas de extinção no Brasil e, nesse sentido, a Pousada Araras possui um projecto de conservação da Arara-azul-grande.
Este projecto acompanha e estuda o seu comportamento, e controla os predadores naturais a fim de garantir a sua reprodução anual, aumentando assim as suas hipóteses de sobrevivência da espécie. Para além deste acompanhamento, o Projecto faz distribuição de ninhos artificiais, construídos em madeira, que são colocados em diversas árvores para esta espécie ter mais hipóteses de nidificar. A plantação da palmeira Acuri, que é a sua principal fonte de alimento, também é uma das tarefas importantes porque faz com que se mantenham na área da Pousada onde possuem todos os elementos necessários à sua sobrevivência.
Já se verifica um aumento do número de Araras-azuis-grandes na área, o que é um bom indicador de que as condições de preservação e conservação na Pousada já estão asseguradas.
As Araras-azuis-grandes (Anodorhynchus hyacinthinus) evoluíram de 27 para 70 indivíduos desde o ano de 1993.
© Todos os direitos reservados
Sem comentários:
Enviar um comentário